O ensino a distância assentado na internet surge como uma modalidade de educação
extremamente adequada às novas demandas educacionais que caracterizam o mundo
globalizado e a sociedade alicerçada em informações dinâmicas.
Nos dias atuais, tanto as empresas quanto as universidades investigam como fazer o melhor
uso do ensino a distância com o objetivo de minimizar custos e a distância entre os atores
envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Todavia, romper os paradigmas da
educação tradicional e implementar caminhos seguros para a nova realidade educacional
tem sido tema de estudo para muitos pesquisadores na área educacional e tecnológica
(ZAINA, 2002).
Os recursos tecnológicos disponíveis possibilitam ambientes de ensino virtuais agradáveis
que favorecem a troca de idéias, o compartilhamento de experiências, a inclusão de
biblioteca, uso do bate-papo (chat), permuta de mensagens eletrônicas e realização de
fóruns (conferência).
Nesta vertente, cabe ressaltar que a aprendizagem on-line deve enfatizar a interação,
cooperação (colaboração) e a construção do conhecimento, ou seja, o discente passa a ser
individuo ativo na edificação do seu saber e do grupo ao qual pertence.
O artigo busca oferecer uma reflexão construtiva sobre proposta pedagógica da
aprendizagem cooperativa associada ao processo de ensino e aprendizagem realizado na
educação a distância on-line.
*trecho de texto retirado do artigo APRENDIZAGEM COOPERATIVA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ON-LINE, de Hélio Dias de Araújo
0 Response to "O ensino a distância e a colaboração on-line"
Postar um comentário